Artigos CEO’s
Semana passada eu havia dito um pouco sobre as chances que a empresa precisa oferecer para fazer os colaboradores um programa para o intraempreendedorismo na empresa, acredito realmente a importância dessa prática, além disso, é importante a empresa estar antenada nas inovações dos últimos tempos.
Algumas empresas ainda estão obsoletas, hoje há uma grande otimização de processos, mas ainda, sim, algumas recusam a se adaptar aos novos processos tecnológicos.
Elas têm seus motivos, algumas são adeptas ao tradicionalismo empresarial, outras não confiam muito na tecnologia, e as demais acham os processos inovadores muito caros, mas afinal estar preso nesse paradigma, fará a empresa crescer ou não?
Essa é a questão que quero refletir com vocês. Eu particularmente gosto muito do tradicionalismo empresarial, uma cultura que veio de gerações e carregam uma marca e um modo, mas sou apaixonado por inovação, alguns dizem não ser possível essa combinação, mas como se diz no ditado popular “quando dois querem, fazem acontecer”, e para querer inovar, manter o tradicionalismo e abrir o horizonte para entrar nessa era da tecnologia, onde tudo está mais automatizado, você precisa estar disposto a tirar algumas camadas do seu tradicionalismo.
Tirar algumas camadas fará você mergulhar e encontrar processos simples para seu negócio. Minha visão é que, ser apenas mais uma empresa, não será o suficiente. Por tanto, inovar, mesmo que seja de forma gradativa, vai permitir mais longevidade para seu negócio, principalmente porque é fundamental acompanhar as mudanças tecnológicas e acompanhar as gerações.
Imagina que você tem um cliente mais jovem que deseja fazer uma compra e pagar via QR Code, mas o seu ERP não possui integração com este formato de pagamento, e diz que aceita apenas débito, crédito ou cédulas.
O cliente não sabe o que fazer, e muitas vezes deixa a compra ou realiza o pagamento de outra forma. Acredita que esse cliente voltaria à loja? Ele pode até voltar, mas não será frequente ou pode não voltar mais, porque a loja não oferece meios de pagamentos mais fáceis.
Acredito que muitos estabelecimentos sofrem com essas deficiências, mas esses não são os únicos meio que sofrem com a falta de inovação, médias empresas e algumas grandes também se apegam ao tradicionalismo e esquecem das novas tecnologias.
Muitas vezes elas têm ficado para trás dos seus correntes por essa falta de inovação e não implantar a cultura como a do intraempreendedorismo. Para crescer e ser líder no mercado ou entrar no top 5 das lideranças, o tradicionalismo é importante, mas estar aberto a implementar serviços e novas formas de fazer as coisas acontecerem é essencial.
Por que é importante inovar ou criar uma cultura do intraempreendedorismo? Simples e objetivo. O mercado é totalmente mutável e está quase que obrigando as empresas a acompanhar as novidades. A tecnologia está se expandindo, e se os negócios não se adequarem a esse momento, mais na frente será mais difícil se adaptar.
Por tanto, não vale ter um ERP sem pagamento via QR Code, com processos ágeis, bem como não adianta ter um Sistema de Gestão que apresenta falhas por não ter um suporte de Service Desk 4.0 ou mesmo desatualizado.
Atualmente temos diversas ferramentas que estão no mercado para fazer a diferença nas empresas, como por exemplo: o Fluig, é uma plataforma que otimiza toda a parte burocrática do negócio, integrando diversas áreas sem precisar mandar diversos e-mails.
Outra solução que faz a diferença, são os relatórios de Power BI, que possibilitam uma visão mais estratégica para direcionar na tomada de decisões.
As empresas precisam inovar e usar metodologias que também façam os colaboradores se sentirem mais à vontade e terem um trabalho mais simples e ágil.
Se você estiver pronto para mudar e aplicar o intraempreendedorismo, mas tem receio das novas tecnologias ou acha que elas são caras, precisa ter em mente quais são suas prioridades.
Arriscar, crescer ou continuar como está, e ser apenas mais uma empresa?
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