5G: como funciona com o servidor em nuvem

O 5G, chega com a promessa de alta velocidade e baixa latência, trazendo com ele uma infinidade de desenvolvimentos intrigantes para o servidor em nuvem. É um benefício tecnológico de futuro próximo que é quase impossível prever o impacto na capacidade de criar, armazenar, usar e compartilhar dados que será sentido na maioria dos setores do mercado, especialmente aqueles que usam a Internet das Coisas (IoT), IA, e aprendizado de máquina. 

Já redefinindo as redes de negócios, o 5G também mudará o papel que a computação em nuvem e as redes desempenham no armazenamento, movimentação e acesso a dados à medida que a inovação impulsiona e cria mais aplicativos tecnológicos para a transformação digital dos negócios.

Acompanhe esse texto da MOOVE para entender melhor como a tecnologia 5G transformará o servidor em nuvem e outras tecnologias.

Baixa latência

A baixa latência implantada com a tecnologia 5G aumentará a agilidade na transmissão de dados. A latência será tão mínima nos serviços que se estima a redução da média que temos hoje de 50 milissegundos, no 4G, para 10ms no 5G.

Ou seja, essa tecnologia aumenta as possibilidades de trabalho remoto com menos barreiras e mais velocidade para videoconferências via smartphone, colaborações em tempo real e transferência de arquivos grandes.

Alta velocidade do serviço

Outra vantagem é a velocidade, que traz consequências positivas para o funcionamento dos serviços, entregando mais qualidade na experiência do usuário e performance eficiente.

Novas funcionalidades baseadas em sistemas de cloud farão diferença na rotina, como: streaming de games com alta complexidade imersiva oferecendo experiência multiplayer em tempo real, eficiência de aplicativos de inteligência artificial e melhoria no desempenho de produtos e serviços de realidade aumentada e virtual (AR e VR).

Transformação do servidor em nuvem

Nos últimos dez anos, a computação em nuvem tem sido parte integrante da manutenção de infraestruturas de TI saudáveis, pois as empresas exigem colaboração e produtividade melhores e mais rápidas de sua força de trabalho. Cada vez mais segura e escalável, a nuvem é uma solução notável para velocidades de rede universalmente lentas, permitindo a fácil transferência e compartilhamento de arquivos grandes entre dispositivos, além de fornecer serviços de backup e recuperação para proteger esses dados em caso de ataque de segurança cibernética ou desastre natural.

Com o lançamento de redes 5G autônomas acelerando em 2021, a nuvem enfrenta uma renovação de propósito. Isso permitirá que, os dispositivos móveis transfiram facilmente grandes volumes de dados. A nuvem e suas várias arquiteturas (híbrida, local e pública) serão necessárias para gerenciar o aumento do armazenamento necessário para que esses dispositivos abriguem o ataque de dados. Isso é especialmente verdadeiro no nível corporativo, deixando os provedores de nuvem para aumentar sua capacidade de armazenamento e ajustar os preços de acordo.

A pandemia ajudou a validar a proposta de valor da nuvem. A capacidade de usar modelos de nuvem escaláveis ​​e sob demanda para obter eficiência de custos e continuidade de negócios está impulsionando organizações acelerarem rapidamente seus planos de transformação de negócios digitais. O aumento do uso de serviços em nuvem reforçou a adoção da nuvem para ser o ‘novo normal’.

A cloudificação da rede

Muitos gigantes da computação, incluindo Intel e IBM, estão investindo em cloudificação de rede. Ou seja, o processo de extensão de plataformas, tecnologias e recursos de virtualização em nuvem por toda a rede para torná-la mais ágil, flexível e escalável. À medida que as necessidades de largura de banda de consumidores e empresas crescem, as redes estão aproveitando o 5G para avançar rapidamente em direção a essa arquitetura definida por software para atender às demandas operacionais e de aplicativos.

A cloudificação da rede permite que os provedores de rede basicamente otimizem e automatizem a rede para maior funcionalidade dos aplicativos que operam nas bordas da internet. Para conseguir isso, é necessário evoluir de uma infraestrutura orientada por hardware para uma arquitetura baseada em software usando rede definida por software (SDN), virtualização de função de rede, microssegmentação e 5G-MEC (multi-access edge computing).

A cloudificação de rede orientada por 5G é o pedal do acelerador necessário para acelerar as tecnologias emergentes:

  • Promovendo o desenvolvimento de plataformas de servidor criadas especificamente para implantação em ambientes hostis em locais de presença
  • Abrindo o caminho para micro data centers para implantações na borda
  • Permitindo o gerenciamento remoto de software e hardware de computação de borda
  • Permitindo o monitoramento de padrões de tráfego de rede e consumo de recursos para detecção de anomalias e gerenciamento de ameaças

Convergindo no servidor em nuvem

À medida que o 5G continua seu lançamento global, seus benefícios antecipados para a transformação digital dos negócios como consequência de seu impacto na computação em nuvem já estão brilhando. Reunindo tecnologias há muito faladas em um impulso coletivo, o casamento do 5G e do servidor em nuvem promete lançar muitas mudanças de paradigma na eficiência operacional das empresas, em simultâneo supervisiona a convergência de redes móveis e corporativas, plataformas de servidores, tecnologias emergentes, e o próprio negócio de TI.

À medida que essas linhas continuam a ser cruzadas e indistintas, a definição de rede mudará e, junto com ela, a relação entre prestadores de serviços, inovação e usuários finais.

5G: preparado para a transformação?

Para iniciar sua jornada para nuvem é necessário conhecer as necessidades da sua empresa e as vantagens que os serviços on cloud podem oferecer para seu futuro.

Migrar sua estrutura para um servidor em nuvem pode trazer autonomia, praticidade e menos custos. A MOOVE pode realizar um diagnóstico de performance e ajudar nessa transição para o futuro. 

Clique aqui e sabia como podemos melhorar seu negócio.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

R. Manoel Coelho, 303 - CJ 11 Centro
São Caetano do Sul SP, 09510-110

A Moove Consultoria é especializada para apoiar sua TI independente das fabricantes, apenas prestando serviço de consultoria e implementação.
Produtos como SAP, Oracle, Microsoft, TOTVS Protheus e Fluig são produtos exclusivos e marcas registradas de propriedade das provedoras do software.

2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade.