Artigos CEO’s
Com a transformação digital batendo à porta, é natural ficar indeciso sobre qual ferramenta utilizar para tornar seu negócio competitivo.
Fornecer melhorias à experiência do consumidor, por exemplo, baseadas nos hábitos de comportamento, pode ser uma forma de transformá-lo em cliente.
Hoje, o novo consumidor é leal ao meio-ambiente e às ações sustentáveis, isso é resultado da perda de fidelidade pelas marcas devido à falta de responsabilidade ambiental. Assim, empresas que possuem valores semelhantes e trabalham com transparência ganham a confiança do consumidor, fazendo-o se tornar, inclusive, um promotor da marca.
Mas, para isso, é necessário estar disposto a traçar novas rotas de expansão, transformando a tradição em oportunidade.
Portanto, continue comigo e vamos nos mover nesta jornada.
É certo dizer que a pandemia forçou a busca por novas estratégias para manter a eficiência e a rentabilidade das empresas, sendo, o investimento em tecnologia, o maior aliado deste recomeço.
Segundo dados da Salesforce, em 2021, 51% das empresas investiram em soluções focadas em atendimento ao cliente, enquanto o aumento da produtividade, a agilidade nos negócios e a segurança de dados, foram os principais motivadores da decisão.
As empresas perceberam que devido às restrições, novas estratégias para incentivar o consumo deveriam ser implantadas. Como resultado, 31% dos negócios investiram em comércio eletrônico.
O uso de sistemas de gerenciamento, como o CRM, cresceu 56%, favorecendo diretamente no relacionamento com o cliente. Contribuindo com a organização, a ferramenta estuda o histórico desde a captação e avalia o que deu certo e o que não nas negociações.
Por exemplo, imagine que seu time comercial passou por todas as fases de negociação, porém, não houve fechamento.
‘Esquecer’ a conta e passar para a próxima, é uma saída efetiva? Com absoluta certeza não.
Assim, analisar as etapas dos processos para encontrar oportunidades é criar estratégias de reconquistar esse e atrair novos leads.
E ainda, implantar um CRM ao seu negócio, estimula:
O CRM permite criar chats bots para suportes, independentemente do horário que o cliente entre em contato.
Nesse sentido, após compreender quais as maiores reclamações do setor, você automatiza o sistema com soluções rápidas e eficientes.
Mas, não se engane. A criação de chats inteligentes não elimina relações humanas, por isso eleja quais recursos demandam uma maior atenção da equipe e esteja preparado para solucioná-los.
É mito acreditar que a relação com o cliente termina quando a compra é finalizada, na verdade, é quando ela começa. Afinal, os custos para atrair novos consumidores é maior do que para mantê-los. Portanto, investir em relacionamento pós-venda é fundamental para reter clientes.
Dados da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), indicam que o pós-venda contribui com o crescimento do negócio em 60%.
Assim, com o auxílio de um CRM é possível investir na melhoria de ações como:
50% do sucesso de uma empresa está nos clientes que ela atrai, enquanto a outra metade, na forma que ela gere os processos operacionais.
Nesse sentido, a adoção de soluções ERP contribui com 80% da produtividade do seu negócio.
Conforme um estudo feito pela IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo), o faturamento do varejo aumentou 20% em 2020, assim a implantação de tecnologias que integrem as áreas, além de reduzir custos, ainda garante agilidade e precisão nas informações.
Por exemplo, o fechamento financeiro pode demandar muito tempo da equipe, pois, com cada setor produzindo os próprios custos, uma informação errada é o suficiente para paralisar todo o fechamento e atrasar a entrega de relatórios aos decisores.
Entretanto, com um sistema ERP integrado à nuvem, os custos diários da equipe são alocados na ferramenta, facilitando as auditorias no final do mês e reduzindo em 50% o processo de fechamento. Assim, é possível migrar sua equipe para funções mais complexas, como as consultorias.
Além disso, com a função IoT (Internet das coisas), você tem uma visão analítica da cadeia de suprimentos da área de estoque, acompanhando em tempo real a disponibilidade e o controle dos produtos.
Primeiramente, você deve conhecer o maior número de ERPs disponíveis no mercado, afinal, entendendo os prós e contras de cada sistema, é possível alinhá-los ao seu objetivo. Para isso, conte com a ajuda de uma consultoria que estudará o mercado e indicará as melhores soluções.
Em seguida, certifique-se que o ERP atenda aos requisitos básicos de eficiência. Sendo:
A hospedagem na nuvem é um dos recursos mais confiáveis para garantir a segurança de dados. Pois, com as informações criptografadas alocadas em servidores remotos, especialistas reconhecem a presença de invasores a partir de qualquer ação suspeita, por exemplo, uma conversa de e-mail.
A principal função do ERP é a integração total do negócio, portanto, certifique-se que os módulos estejam bem amarrados. Ou seja, o setor de estoque está conversando com o de compras? O contábil faz o lançamento de notas em tempo real?
Assim, antes de investir na implementação, verifique a possibilidade de demonstrações do sistema.
Outro benefício do ERP é a função multiplataforma. Isto é, independentemente do local de acesso, mobile, desktop ou web, as informações serão entregues ao mesmo tempo e da mesma forma.
Para o aproveitamento máximo do seu ERP é fundamental que as atualizações sejam recorrentes, por isso atente-se aos prazos e evite erros durante a extração de relatórios.
A adoção de um sistema ERP para o seu negócio é garantia de gestão eficiente. Segundo dados do Portal ERP, 56% das empresas que investem na ferramenta, melhoraram o gerenciamento de dados e operacional.
Dessa forma, posso dizer com certeza…
Adotar recursos gerenciais para o seu negócio não é luxo, é necessidade e os benefícios podem ser vistos desde o primeiro dia com o aumento da produtividade operacional e intelectual dos colaboradores.
Por outro lado, para benefícios a longo prazo, a adoção de um Sistema de Gestão contribui para o crescimento em alta escala da sua empresa, uma vez que ela se torna apta a competir com os grandes players e conquistar reconhecimento no mercado.
Entretanto, antes de optar pela implantação dos recursos, converse com consultores especializados que te ajudarão a encontrar a melhor solução conforme a sua necessidade.
A Moove é uma consultoria especializada em sistemas de gerenciamento, ou seja, independentemente do segmento ou da ferramenta utilizada, indicamos soluções que forneçam a escalabilidade que seu negócio merece.
Agora me conta: quais problemas operacionais você enfrenta na sua empresa? Escreva nos comentários.
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