Artigos CEO’s
Venho compartilhar um assunto muito importante, no que se diz respeito ao crescimento profissional e organizacional. Está em alta, colaboradores que estão se reunindo com seus gestores, ou mesmo parceiros de atuação para intraempreendedor nas organizações. Esse movimento de intraempreender está crescendo cada vez mais em empresas, de diversos setores, que tem como filosofia, ter pessoas que pensem e ajam como donos.
Essa liberdade para tomar decisões e agir, unificam o desejo daqueles que querem empreender com aquela pitada de criatividade, formando algo completamente inovador para aumentar a produtividade de uma área ou mesmo ampliação de serviços.
Muitas empresas ainda estão presas no seu meio tradicional e zona de conforto, posso trazer como exemplo, a realidade que já observei em algumas empresas que acreditam que simplesmente ter um ERP, faz dela uma empresa competitiva no mercado.
Muitas estão presas em sistemas com falha e desatualizados, certo que o avanço da tecnologia tem sido grande ao nível de que às vezes não conseguimos acompanhar, mas é importante que você, CEO esteja atento nos seus processos e queira melhorar.
Se sua empresa possui um ERP há mais de 10 anos e você ainda usa o Excel para cruzar informações ou obter resultados, seu processo empresarial está atrasado há muito tempo!
E é nesse ponto que entra o intraempreendedorismo. Negócios com limitações precisam dar liberdade e incentivo para que seus colaboradores pensem no cenário ideal para tornar a rotina de trabalho mais rápida, porque muitas vezes um colaborador pode ter a ideia que fará seu negócio expandir de uma forma que você nunca imaginou.
Tenho em mente que uma organização deve sempre trabalhar em conjunto, pois as dores que a área de TI possui, pode ser a mesma que o Marketing tem.
Chame os departamentos para conversar ou criar um projeto, você terá a certeza que mostrarão onde está o erro, gargalos e pontos de melhorias.
Intraempreender está muito ligado à longevidade empresarial, grandes empreendimentos têm projetos de intraempreendedorismo que formam equipes de inovação para tratar do tema, mostrando novos caminhos que podem ser trilhados para melhorar os processos e a gestão.
Criar a cultura para intraempreender, não é importante apenas para sua empresa, mas também para seus colaboradores. Deixar que eles aflorem as ideias, criando processos de uma forma mais fluida, ou em fluxos melhores, é importante tanto para saúde mental da equipe, quanto para a entendida.
Imagine que seu problema é com seu sistema de integração de produtos, seu colaborador já pediu várias vezes para você atualizar o seu ERP de 10 anos atrás, você acredita que não é necessário e sua empresa continua com fluxo lento.
Acha mesmo que isso vai te ajudar a crescer, tornando o processo mais lento, demorado e com informações desencontradas? Pode até ser clichê, mas os colaboradores são a coisa mais importante para sua empresa.
Escute esse colaborador e suas ideias, ele vivencia aquilo, ele sabe de novas ferramentas que podem ajudar, seja o Fluig, Power BI, Atualização, até mesmo revitalização.
Implantar o intraempreendedorismo na empresa já fez grandes empresas criarem produtos simples como papel, um dos fenômenos de vendas, um grande exemplo é a 3M, eles liberam os funcionários para tirar um tempo durante o expediente para criar projetos de motivação pessoal.
E foi assim que surgiu o post-it, graças ao ex-colaborador Art Fry. Desde então a multinacional tem a regra de tirar esse tempo para criar coisas novas.
Com essa simples ideia, em pouco tempo, eles conseguiram criar um produto que hoje é um dos mais utilizados nos escritórios ou mesmo em momentos marcantes da TV.
Uns dos que posso citar é Grey´s Anatomy. Um post-it virou referência para um casal marcante no seriado e até sendo um símbolo de amor para os apaixonados pela série que está no ar até hoje.
Criar essa cultura não exige sacrifício ou mesmo dificuldades, pensa bem, 30min do seu colaborador, fará tanta diferença se ele estiver direcionado a projetos inovadores?
Intraempreender é abrir vozes na empresa, comece no básico, crie o projeto de inovação, passe por setores de vejam quais são aqueles que têm esse desejo de aprender e inovar, com pensamento de dono e querer fazer as coisas acontecerem.
A melhor estratégia é criar a cultura intraempreendedora e o pensamento de dono é perguntar para os colaboradores quem tem a motivação para criar ou empreendedor, o que eles fariam para melhorar os processos?
Uma ferramenta nova, estratégia nova, comunicação renovada… Seja o que for, se eles estiverem com motivação e empenho, pode ter certeza que um grande projeto vem pela frente.
É isso pessoal, vamos criar uma cultura intraempreendedora!
A Moove Consultoria é especializada para apoiar sua TI independente das fabricantes, apenas prestando serviço de consultoria e implementação.
Produtos como SAP, Oracle, Microsoft, TOTVS Protheus e Fluig são produtos exclusivos e marcas registradas de propriedade das provedoras do software.