No mundo atual, muito se fala sobre a jornada e experiência do cliente, mas muito pouco sobre a jornada e experiência dos colaboradores nas empresas. Para equilibrar essa balança, foi criado o RH 5.0 em que de forma resumida é colocado o funcionário como centro das decisões organizacionais.
Porém, para alcançar a excelência, é fundamental que as empresas estejam dispostas a adotar recursos que facilitem a organização e o desempenho operacional. Por exemplo, a automação das rotinas de RH, pois um setor descentralizado gera áreas autônomas e, consequentemente, a otimização para recrutar, treinar, desenvolver habilidades e reter talentos.
Assim, ao longo deste artigo você entenderá um pouco mais sobre o RH 5.0 e como a automação de processo de RH beneficia os colaboradores de dentro e fora do setor.
Boa leitura!
O RH nasceu no século XX junto a Revolução Industrial, desde então, o setor passa por constantes transformações a fim de aprimorar metodologias, e assim, colher resultados duradouros.
A fim de transformar o colaborador em protagonista, o RH 5.0 trabalha com ações simplificadas que influenciam na geração de valor, na automatização, na comunicação e no engajamento.
Portanto, visando o aumento da produtividade com automação de RH, ao longo dos anos o setor encontrou formas para alinhar necessidades e expectativas de negócio, equilibrando talentos e processos.
Assim, o objetivo do RH 5.0 é transformar a jornada do colaborador em algo dinâmico e ágil, colocando-o no centro das decisões de modo a desenvolver sua intelectualidade para trabalhos que exijam maior empenho, por exemplo, os processos seletivos.
Mas para entender essa mudança é preciso conhecer as fases que antecederam a criação do RH 5.0.
Vamos lá?
Processos cansativos e manuais representaram a primeira fase do RH. Com métodos 100% operacionais, o foco do setor era tratar exclusivamente das demandas contratuais e remunerativas.
Nesta fase, o RH reconhece a importância das pessoas, e por meio da empatia, o foco é o desenvolvimento humano. Assim, nasce a divisão por áreas e o investimento qualitativo para os setores de treinamento, recrutamento e seleção.
Com a chegada da era digital, o RH minimiza processos manuais e aumenta o uso de ferramentas de automação para aplicação de provas, envio de contratos, pagamentos, entre outros.
Além disso, devido à presença de indicadores de desempenho, o setor ganha visibilidade estratégica.
Na fase analítica, o RH se prepara para o futuro, observando minuciosamente as necessidades e perspectivas do mercado, como resultado, as contratações ficam mais direcionadas. Ou seja, se o objetivo é o crescimento inter-regional, perfis seniores tendem a ser mais procurados.
Ainda que a automação de RH seja uma necessidade, apenas 42% das empresas investem no recurso. Por outro lado, 90% dos líderes que adotaram a inclusão de ferramentas inteligentes planejam aumentar o quadro de funcionários nos próximos anos, conforme relatório do ManpowerGroup.
Ao longo prazo, a adoção de recursos integrados é uma oportunidade de crescimento, devido à redução de turnovers voluntários causados por problemas de saúde decorrentes do acúmulo de trabalho.
Segundo uma pesquisa feita pela FGV-EAESP, 45,8% dos colaboradores brasileiros enfrentam o problema, resultando diretamente no aumento de quadros depressivos, como o burnout.
Nesse sentido, para minimizar os impactos causados pelo excesso, 63% dos líderes de RH afirmam que saúde e bem-estar são prioridades gerenciais.
Ferramentas inteligentes voltadas a facilitar a comunicação interna, bem como o operacional são apontadas como temas essenciais para o desenvolvimento do time por 54% dos colaboradores.
Dessa forma, entenda como a automação de processo de RH influencia positivamente na qualidade do trabalho, e também no bem-estar de toda a equipe:
O Brasil gasta cerca de 1500h preparando e pagando impostos, por isso a adoção de soluções fiscais é uma forma de acelerar a transmissão de dados, por exemplo, as que compõem o e-social.
E ainda:
Além disso, por meio da tecnologia é possível superar os desafios encontrados durante o compliance tributário, aumentando a eficiência e o controle das obrigações fiscais.
O processo de folha de pagamento pode ser desafiador, afinal controlar horas extras, estruturar cargos e salários, além das variações de impostos, demandam muita atenção dos profissionais de RH.
Segundo a última pesquisa realizada pela consultoria Pluma, sobre o tempo médio gasto com processos de fechamento, as micros e pequenas empresas brasileiras gastam em média 135 dias por ano em processos administrativos, enquanto a média global é de 120 dias.
Nesse sentido, a automação das rotinas do RH influencia na agilidade e na confiabilidade dos processos. Portanto, com o auxílio das soluções, é possível:
Os custos com a implantação e manutenção de relógios eletrônicos são altíssimos devido aos gastos com:
E não podemos esquecer que, na falta de bobinas, setores inteiros ficam paralisados. Assim, para evitar esses e outros problemas, adotar ferramentas inteligentes e incorporar a automação das rotinas de RH, é contribuir diretamente com o trabalho da equipe.
Afinal, além do recurso ser adaptável a aplicativos, facilitando o trabalho remoto e permitindo que a marcação de ponto seja feita de qualquer lugar, a automação de processos da gestão de RH também simplifica:
O RH 5.0 não é o futuro, é o presente, e a tendência para os próximos anos é que as empresas estejam cada vez mais vinculadas à automação das rotinas de RH por meio de sistemas integrados.
Por isso, é fundamental estar atento às novas tecnologias a fim de melhorar a qualidade do trabalho, e também o bem-estar dos profissionais.
Segundo um estudo feito pelo Journal of Occupational and Environmental Medicine, 86% dos colaboradores apresentaram melhorias de desempenho e menor absenteísmo após as empresas investirem em recursos favoráveis à saúde.
E ainda, a adoção de ferramentas inteligentes, como a IA, é uma forma das empresas criarem fluxos de trabalhos dinâmicos e prestarem serviços focados em experiência, não apenas em resultados como era no passado.
Nesse sentido, para sua empresa ganhar um aumento da produtividade com automação de RH, em primeiro lugar é preciso investir em ferramentas que respondam às necessidades do setor de maneira assertiva, para isso é fundamental contar com o auxílio de consultorias especializadas em ERPs.
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Após entender quais problemas seu RH enfrenta, procuramos as melhores soluções e entregamos exatamente o que sua empresa precisa, aliada às exigências do mercado nos quesitos: segurança, responsabilidade, saúde e bem-estar dos colaboradores.
Sendo assim, antes de optar pela automação de processos da gestão de RH, fale com nossos especialistas e descubra o sistema que fará seu negócio mergulhar no RH do futuro.
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