• Início
  • Conteúdos
  • Outsourcing de TI: o que é, tipos, vantagens e por que contratar

Outsourcing de TI: o que é, tipos, vantagens e por que contratar

O setor de TI ganha cada vez mais importância em um contexto de inovação empresarial, mas a alta demanda tem sobrecarregado as equipes e afetado a eficiência. Felizmente, este problema pode ser resolvido com uma solução flexível e econômica: o outsourcing de TI

Os custos elevados e a dificuldade para encontrar profissionais qualificados e gerenciar equipes são grandes impedimentos na corrida pela inovação.  

Nesse sentido, muitas empresas têm recorrido ao outsourcing para se adaptar às mudanças do mercado e ao comportamento dos consumidores. 

Preparamos um artigo completo sobre o que é outsourcing de TI, os tipos e as vantagens desse modelo de contratação. Boa leitura! 

O que é Outsourcing de TI? 

Outsourcing de TI nada mais é do que a terceirização dos serviços relacionados à Tecnologia da Informação. 

Essa prática acontece quando uma empresa transfere a responsabilidade pela execução de determinado serviço de TI para outra organização, podendo ser: 

  • Full-service: a prestadora de serviços assume a responsabilidade completa por toda a gestão de TI da contratante; 
  • Project-based: contratação da empresa de outsourcing para um projeto específico de TI. 

Nesse tipo de acordo, os colaboradores mantêm vínculo empregatício não com a empresa contratante, mas sim com a prestadora de serviços. 

Este modelo de contratação tem se tornado cada vez mais comum e vem sendo a opção de muitas organizações. 

Outsourcing ou Body Shop: do que estamos falando?

A área de tecnologia tem tantos termos e nomenclaturas que as confusões entre eles são muito comuns. É o caso dos conceitos de Outsourcing e Body shop, que, apesar de muito parecidos, têm pequenas particularidades. 

Como explicamos acima, o outsourcing é um modelo de terceirização em que a contratante delega a responsabilidade por um processo ou tarefa para uma empresa externa. Isso pode envolver a transferência de operações e funcionários para a prestadora de serviço. 

Por outro lado, o Body shop de TI é um tipo de terceirização no qual uma empresa contrata profissionais de outra empresa, mas sem criar vínculo empregatício com eles. Em outras palavras, Body shop pode ser definido como a alocação de profissionais. 

Isso significa que, no modelo de Body shop, especialistas como programadores, desenvolvedores, analistas, entre outros, ficam sob a gestão da contratante durante o período determinado em contrato. 

Quais são os tipos de outsourcing de TI? 

Para suprir as necessidades cada vez mais específicas das empresas, diferentes tipos de outsourcing de TI foram desenvolvidos. Listamos os principais modelos e vantagens destes serviços, confira: 

Desenvolvimento e manutenção de softwares 

É possível terceirizar o desenvolvimento, a customização e a atualização de softwares, incluindo aplicações web, mobile e desktop. 

O outsourcing também supre demandas como correções de bugs, otimização de desempenho e implementação de novas funcionalidades nos sistemas, além de oferecer suporte técnico e acompanhamento contínuo do software. 

Help Desk 

O Help Desk é um serviço de atendimento ao cliente com foco na resolução de problemas de TI, podendo ser realizado via telefone, chat, e-mail ou site. 

Em resumo, o objetivo do Help Desk é resolver problemas de uma maneira ágil e eficiente para garantir uma experiência excelente aos clientes.  

Alguns exemplos de chamados do Help Desk são dificuldades com o acesso à Internet e problemas com o funcionamento de softwares.  

Service Desk  

Enquanto o Help Desk tem uma abordagem reativa, o Service Desk tem um caráter proativo, com foco na prevenção de problemas e na otimização de processos. 

Além de atuar para melhorar a experiência do cliente e resolver problemas, o Service Desk gerencia os serviços de TI como um todo e garante a qualidade dos processos, o que envolve automação, monitoramento, relatórios e integrações. 

Migração para a nuvem 

O Cloud computing, ou computação em nuvem, agiliza e flexibiliza inúmeras operações, como o armazenamento e tratamento dos dados, trabalho colaborativo, desenvolvimento e testes de sistemas, entre outros. 

Além disso, a migração para Cloud é ideal para reforçar a segurança das informações de empresas, prevenindo ataques cibernéticos e facilitando o backup e a recuperação de desastres. 

Integração de sistemas 

A integração de sistemas é fundamental para otimizar o fluxo de informações e a eficiência de uma empresa. Com ela, é possível sincronizar instantaneamente dados entre diferentes sistemas, reduzindo significativamente a incidência de erros. 

É o caso da integração de e-commerce, área que geralmente envolve múltiplas plataformas, o que aumenta a complexidade da gestão de estoque, de pedidos e o controle do faturamento. 

Business Process Outsourcing (BPO) 

O BPO nada mais é do que a terceirização de processos de negócio, por exemplo: atendimento ao cliente, contabilidade, recursos humanos ou marketing. 

Neste modelo, uma empresa especializada faz a gestão completa dos processos da contratante. 

Vantagens do outsourcing de TI 

A terceirização de serviços de TI é uma solução estratégica e vantajosa, que mina as dificuldades de gerenciar toda uma infraestrutura, equipes e softwares internamente. Veja quais são os benefícios do outsourcing: 

Redução de custos 

Ao terceirizar a área de TI, você elimina a necessidade de investir em infraestrutura, equipamentos, softwares, recrutamento e treinamento de profissionais.  

A empresa de outsourcing assume esse papel, o que possibilita um aumento significativo na capacidade operacional sem comprometer o capital e o fluxo de caixa da empresa. 

Além disso, os custos com o outsourcing são previsíveis e fixos, facilitando o planejamento e a gestão orçamentária. 

Produtividade 

As empresas que oferecem outsourcing de TI costumam trabalhar com processos e ferramentas otimizados para a entrega dos serviços, como metodologias ágeis, o que aumenta a eficiência. 

Além disso, terceirizar projetos ou tarefas é uma forma de otimizar o tempo da equipe interna. 

Dedicação ao core business 

Delegar tarefas repetitivas e complexas a especialistas significa que sua equipe interna terá mais tempo para focar nas atividades estratégicas do negócio.  

Assim, além de impulsionar o crescimento e a competitividade da empresa, é possível manter os colaboradores internos mais engajados e motivados. 

Ao se concentrar em suas atividades principais, a empresa consegue se tornar mais competitiva no mercado. 

Acesso a novas tecnologias 

Terceirizar serviços de TI também é um grande diferencial na busca por inovação, já que as empresas do ramo estão constantemente pesquisando, testando e investindo em novas tecnologias. 

Assim, ao terceirizar o TI, a empresa contratante tem acesso a essas tecnologias inovadoras, impulsionando a competitividade. 

Cibersegurança 

A segurança da informação é uma ameaça crescente para as organizações, que precisam se desdobrar para cuidar dos dados dos clientes e do negócio.  

Nesse sentido, boas empresas de outsourcing de TI investem em medidas robustas de segurança para proteger os dados e sistemas dos clientes, facilitando a prevenção e a redução de danos. 

Profissionais especializados 

Para uma empresa que não tem expertise em tecnologia, recrutar profissionais dessa área não é uma tarefa nada fácil.  

A dificuldade em avaliar as habilidades e qualificações dos candidatos de TI costuma ser maior, o que leva à contratação de profissionais inadequados. 

Soma-se a isso o fato de que o processo de recrutamento envolve custos com anúncios, treinamentos e integração – além do tempo dedicado. 

Por outro lado, as empresas de outsourcing de TI contam com equipes multidisciplinares compostas por profissionais altamente qualificados e experientes. 

Como escolher uma empresa de outsourcing de TI? 

O sucesso da terceirização depende de uma boa escolha do parceiro, da definição clara do escopo do trabalho e do acompanhamento constante da performance do serviço. 

Afinal, a empresa contratada deve trazer diferenciais que agreguem valor à operação do cliente, como conhecimento qualificado, tecnologia e inovação dos processos. 

Para garantir que você faça a melhor escolha, é importante considerar os seguintes fatores: 

1. Defina suas necessidades 

O primeiro passo é ter muito claro qual gargalo da empresa precisa ser solucionado. A partir da definição do problema, será possível entender onde buscar soluções. 

Alguns pontos a serem definidos neste primeiro momento: 

  • Quais áreas da empresa precisam do suporte de TI? 
  • Qual o nível de experiência e expertise necessários para o projeto? 
  • Qual é o orçamento disponível? 
  • Quais são os prazos e expectativas de entrega? 

2. Pesquise e compare diferentes empresas 

Após a definição das necessidades, orçamento e prazos, é hora de ir ao mercado pesquisar as opções disponíveis. 

Nesta etapa, é fundamental: 

  • Verificar a experiência e a reputação da empresa de outsourcing; 
  • Solicitar orçamentos e comparar preços (mas nunca se baseie apenas no preço!); 
  • Procurar avaliações de clientes e cases de sucesso; 
  • Ver se a empresa tem certificações relevantes. 

3. Entre em contato com as empresas selecionadas 

Chegou o momento de tirar todas as dúvidas. Nesta etapa, faça perguntas sobre os serviços, processos e metodologias da terceirizada. 

Também é importante pedir demonstrações e apresentações de seus trabalhos, como cases de sucesso e referências de clientes. 

Além disso, com o desenrolar das negociações, fique de olho nos termos do contrato e os níveis de serviço. 

4. Avalie a cultura e a comunicação da empresa 

É importante que você observe se a prestadora de serviços tem uma comunicação clara, transparente e objetiva.  

Assim, você saberá que se sentirá confortável com a equipe terceirizada e que todos os envolvidos estarão sempre na mesma página. 

5. Verifique a segurança e a conformidade da empresa 

Como foi explicado acima, as empresas de outsourcing devem tomar inúmeros cuidados com os dados da contratante, oferecendo medidas preventivas e planos de ação em caso de incidentes.  

Além disso, a empresa deve estar em conformidade com as leis e regulamentações relevantes para o setor, como a LGPD. 

Após a escolha e o início do projeto, acompanhe de perto o desempenho da empresa e faça avaliações regulares. 

Outsourcing de TI é com a Moove Consultoria 

A Moove é uma consultoria com mais de 20 anos de experiência em soluções tecnológicas. Temos know-how em sistemas de gestão independente das fabricantes TOTVS, SAP, Oracle, Microsoft e outros. 

Ao longo desses anos, realizamos projetos sob medida e resolvemos os problemas dos nossos clientes pela raiz com um time de nível sênior. Confira nossa trajetória: 

  • Mais de 100 colaboradores 
  • Mais de 500 projetos entregues no Brasil e no exterior 
  • Equipe em treinamento constante 
  • Expertise em diversos setores (RH, contábil, e-commerce, varejo etc.) 

Fale conosco 

E então, ficou com alguma dúvida sobre Outsourcing de TI? Nossos especialistas estão a postos para esclarecer qualquer questão. Bom trabalho!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

R. Manoel Coelho, 303 - CJ 11 Centro
São Caetano do Sul SP, 09510-110

A Moove Consultoria é especializada para apoiar sua TI independente das fabricantes, apenas prestando serviço de consultoria e implementação.
Produtos como SAP, Oracle, Microsoft, TOTVS Protheus e Fluig são produtos exclusivos e marcas registradas de propriedade das provedoras do software.

2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade.