Diagnóstico de TI prepara sua empresa para o crescimento

No mundo ideal, todas as empresas têm áreas de TI robustas, que se comunicam com os outros setores, visando à otimização produtiva e o crescimento em larga escala. Entretanto, a realidade é outra, e a falta de um diagnóstico de TI impacta diretamente a segurança do negócio.

Em 2019, apenas 60% das empresas nacionais investiram em departamentos de TI, conforme o relatório Cetic Empresas. Como resultado, no primeiro semestre do último ano, os ataques cibernéticos cresceram 220%, sendo as áreas de tecnologia as mais afetadas.  

Nesse sentido, de modo a mitigar riscos, a priorização de um diagnóstico de TI é o primeiro passo para alcançar a tão desejada maturidade da TI, tornando-a próxima de todas as áreas, resultando na alta produtividade e nos lucros da empresa. 

Assim, durante o artigo, mostraremos as razões do porquê seu negócio deve começar a investir hoje mesmo em maturidade de software e diagnóstico ERP. 

Boa leitura!

A segurança é a base para o diagnóstico de TI

A segurança cibernética é a maior preocupação das empresas; 95% dos novos negócios estão focados na criação de estratégias e prometem não poupar esforços que garantam a maturidade de software para preservar dados de clientes e fornecedores.

Segundo previsões do Cybersecurity Ventures , ainda em 2022, o investimento em segurança de dados pode chegar aos US$ 262,4 bilhões, enquanto para 2025 a tendência de crescimento será de US$ 458,9 bilhões. Por outro lado, em 2021:

  • 46% das empresas atualizaram aplicativos regularmente;
  • 41% usaram tecnologias baseadas em nuvem para backup e armazenamento de dados;
  • 40% optaram pela verificação em dois fatores.

Como afirma o relatório de tendências da Salesforce. Assim, ao realizar um diagnóstico de TI, especialistas podem encontrar soluções de segurança eficientes para o seu negócio a partir de uma análise de risco. 

Ou seja, após estudar os processos da empresa, é feita uma relação com as melhores soluções de mercado que assegurem a privacidade das informações. Como resultado, sua empresa elimina os custos de contratação com especialistas em invasões cibernéticas.

Maturidade do software compõe a fluidez nos processos

A maturidade de software requer um diagnóstico de performance, entretanto, para isso os processos devem ser fluidos e eficazes.

Por exemplo, imagine a cadeia de suprimentos do seu negócio, o quão desafiador pode ser a comunicação entre as áreas de compras até a entrega ao consumidor final sem a presença de um software de gerenciamento?

Assim, o diagnóstico de TI existe para identificar gargalos na cadeia de atividades entre a logística e o estoque, e assim, evitar que mais empresas percam oportunidades de vendas devido à falta de gestão. Atualmente, 70% dos negócios encaram esse problema, como aponta o site E-commerce Brasil. 

Nesse sentido, contar com a expertise de especialistas em diagnóstico de ERP é investir a longo prazo na relação com o consumidor que, no último ano, apontou um crescimento de 71% em compras online. 

Como alcançar a maturidade de TI

Maturidade de TI é o processo que identifica oportunidades nas áreas do negócio, visando a excelência gerencial e a redução de custos em infraestrutura. Assim, para maximizar resultados, é necessário a implantação de ferramentas analíticas que, desde o primeiro dia, entregue dados confiáveis e precisos aos decisores.

Entretanto, para alcançar o nível máximo, é natural que a TI passe por alguns estágios, porém, de modo a garantir a alta produtividade e o aumento dos lucros, é fundamental ater-se a estratégias de melhoria logo no início das fases. Sendo:

Desorganização afeta o diagnóstico de TI

Neste primeiro nível, as empresas têm pouca ou nenhuma experiência com a área de TI. Por isso, é comum encontrar profissionais trabalhando individualmente e sem conversar com as demais áreas. Como consequência, há atrasos nas entregas, além da inexistência de padrões processuais e de serviços.

Nível reativo

Aqui, é possível notar os primeiros sinais de mudança. Existe um foco maior em melhorias de desempenho para hardwares e softwares, por exemplo, no controle de componentes. Além disso, é comum observar a presença inicial da TI nos setores. Entretanto, ainda conta com a falta de documentação dos processos. 

Pró-atividade

Na terceira fase, é possível identificar que a área de TI prioriza a performance operacional, assim, ações como, integração de sistemas, inclusão de processos e gestão de serviços são vistas com mais frequência e cuidado pelos profissionais.

Foco em serviços

Como resultado da integração realizada na etapa anterior, neste estágio, o gerenciamento está mais maturado, há projeção de melhorias em inovação e tecnologia e uma maior gestão de infraestrutura.

Maturação da agrega valor com diagnóstico de TI

Na última fase de maturação da TI, todos, ou grande parte dos processos, foram automatizados, aumentando a eficiência e a produtividade da equipe. Agora os profissionais estão focados em performance de desempenho e os serviços são voltados à geração de valor.

Para sua empresa alcançar resultados duradouros na área de tecnologia, o diagnóstico de TI é o primeiro passo. Pois, é através dele que os especialistas terão uma visão analítica dos problemas que afetam diretamente o crescimento.

Em seguida, a implantação de um ERP, visando a conexão dos processos, facilitando a comunicação entre as áreas e o acesso a ferramentas que simplifiquem o dia a dia dos colaboradores.

Entretanto, vale ressaltar que a maturidade do software só acontece com a ajuda de consultorias especializadas que lhe mostrarão meios assertivos para o sucesso, para isso, conte com a Moove, uma consultoria sob medida. 

Após entendermos os gaps da sua operação, buscamos no mercado, ferramentas que tragam segurança, agilidade e precisão ao seu negócio, contribuindo diretamente com a escalabilidade e a vantagem competitiva.

Nesse sentido, fale com nossos especialistas e agende agora sua consultoria.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

R. Manoel Coelho, 303 - CJ 11 Centro
São Caetano do Sul SP, 09510-110

A Moove Consultoria é especializada para apoiar sua TI independente das fabricantes, apenas prestando serviço de consultoria e implementação.
Produtos como SAP, Oracle, Microsoft, TOTVS Protheus e Fluig são produtos exclusivos e marcas registradas de propriedade das provedoras do software.

2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade.