As tendências para o futuro das empresas não param de surgir, e a hiperautomação não poderia ser diferente. Após as empresas reconhecerem a necessidade de automatizar diversos processos, agora chegou o passo mais importante para as empresas que querem reduzir até 85% o tempo gasto com atividades operacionais e analíticas das empresas, apostando na hiperautomatização.
A hiperautomação é uma automação da automação, assim tendo composto hiper em seu nome. A hiperautomação atua na ampliação da automação dos processos da empresa, desde cadeia produtiva até processos de marketing, com a ajuda de ferramentas como Inteligência Artificial – IA, Machine Learning – ML e Robotic Process Automation – RPA.
Essas ferramentas ligadas a automatização, possibilitando automatizar qualquer atividade recorrente e manual que ocorre na empresa, além de contribuir para descobrir outros processos que valem a pena serem estudados e automatizados para maior desempenho do negócio.
Além disso, a hiper automação tem como foco, reduzir erros economizando tempo e custo, de outra forma também ganhando espaço para inovação, já que a hiper automatização é a tendência para 2022 e tem sido chamada por alguns como a Quarta Revolução Industrial, por ser uma transformação digital com um nível de inteligência empresarial.
A automação comum tem como objetivo combinar diversas tecnologias, com regras para se criar um processo de início, meio e fim para sua cadeia de atividades dentro da empresa, utilizando dados, essa automatização é feita em atividades rotineiras para aumentar a produtividade, amarrar os trabalhos, eliminar erros e etc.
Já a hiperautomação atua com os mesmos recursos, porém de uma forma elevada, com intuito de usar a inteligência e amplitude para gerar resultados mais sólidos e duradouros na empresa. A hiperautomação proporciona o fortalecimento da sua equipe, deixando os robôs trabalharem e sua equipe focar nas partes estratégicas.
Assim como a automação oferece diversos benefícios, a hiperautomação não é diferente, inclusive, as vantagens são ainda mais elevadas no desempenho da sua empresa.
A tecnologia tem tomado cada vez mais espaço para empresas ficarem modernas e atender os públicos, acontece que algumas empresas ainda não chegou no passo simples da automação e isso pode preocupar, visto que a hiperautomação é uma das apostas para empresas crescerem em 2022.
O mercado de hiperautomação poderá atingir a casa dos 600 bilhões de dólares este ano, segundo previsão da Gartner, consultoria em tecnologia. Só no ano de 2021 o setor de hiperautomação atingiu 500 bilhões de dólares. Essa previsão pavimenta o terreno da tecnologia e como as empresas já devem estar posicionadas no mercado.
Ou seja, empresas que ainda não estão com um ERP que esteja preparado para o futuro com um sistema automatizado, pode ter uma grande perda em frente aos concorrentes e até ao mercado. A ideia para empresas que ainda não investem em tecnologia ou uma equipe de Tecnologia da Informação – TI, é começar a olhar para este cenário.
Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, a cada 1% de aumento na proporção dos investimentos em tecnologia, o lucro das empresas em um período de dois anos aumenta em 7%. Já quem não aposta na tecnologia, o cenário é preocupante.
Novas tecnologias não param de seguir para ajudar as empresas, então é importante que o investimento na área seja o foco para os próximos anos, com intuito de alcançar empresas que já usam automação ou hiperautomação. Tenha uma equipe para te ajudar a construir o futuro da sua empresa, a Moove Consultoria está sempre atenta às novidades do mercado para a sua empresa.
A Moove Consultoria é especializada para apoiar sua TI independente das fabricantes, apenas prestando serviço de consultoria e implementação.
Produtos como SAP, Oracle, Microsoft, TOTVS Protheus e Fluig são produtos exclusivos e marcas registradas de propriedade das provedoras do software.