Os provedores de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) vem se preparando para oferecer aplicações de pagamentos para novas formas como Pix e QR Code que tem ganhado corpo no varejo
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro, criado pelo Banco Central.
É um meio de pagamento onde os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia.
Esse instrumento de pagamento aumentou a praticidade, rapidez e segurança das transações bancarias. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:
Com Pix, as transações podem ser iniciadas por meio do telefone celular, sem a necessidade de qualquer outro instrumento e tende a ter um custo de aceitação menor por sua estrutura ter menos intermediários.
Segundo o BC Pix já é maior do que as transações de DOC, TED e boleto.
O QR Code (Quick Response Code) é um código de barras bidimensional (em 2D), que pode ser lido por qualquer dispositivo com câmera, como o celular.
A padronização do QR Code no Brasil serve para facilitar as transações financeiras operando única e exclusivamente pelo app do banco do cliente, mais propriamente dos pagamentos a serem realizados em estabelecimentos e comércio.
Utilizando um QR Code Pix as taxas de transação são zeradas para os estabelecimentos e empresas.
Mas como as empresas podem usar o QR Code? “Na prática, o empreendedor precisará acessar o internet banking corporativo, entrar na área do Pix, clicar na opção ‘emissão de boleto’ e escolher qual modelo vai querer. Pode imprimir, mostrar em um tablet, smartphone ou na própria maquininha de cartão para o cliente escanear e efetuar o pagamento. No dia a dia, esse processo mecânico será mais usado para MEIs e empresas pequenas” segundo Marcelo Martins, representante da ABFintechs.
Nos sistemas de gestão TOTVS Protheus o Pix pode ser transacionado através de APIs, ou, através do modelo CNAB, disponibilizado por alguns bancos como meio de comunicação com o recurso.
O TOTVS Pagamento Digital, permite que as empresas aceitem pagamentos por meio de QR Code de carteiras digitais e Pix.
Segundo a TOTVS essa solução cloud é completa para o recebimento do PIX. Integrada às soluções TOTVS, possibilita que a sua empresa realize vendas via PIX, permitindo a liquidação do valor na conta corrente da sua empresa – sem a necessidade de negociar com bancos – além de oferecer conciliação de vendas automática.
Conforme a empresa, a novidade estará integrada aos sistemas da TOTVS para diversos segmentos e funcionará como um hub para centralizar as principais carteiras digitais do mercado e para pagamentos via Pix.
O TOTVS Pagamento Digital é integrado apenas às soluções TOTVS, aos clientes, a adesão ao TOTVS Pagamento Instantâneo é gratuita. Você paga apenas pelas transações que realizar.
Essa solução garante ao varejista que os pagamentos recebidos com Pix e demais carteiras digitais estejam integrados ao sistema do PDV de forma transparente para o cliente e para o lojista, sem necessidade do uso de maquininhas e registros manuais de venda.
O Plano é que o pagamento digital seja aplicado em outros setores amparados pelo ERP Protheus que atualmente utilizam meios de pagamento e recebimento mais caros e menos eficientes como boleto e transferência bancária, como instituições de ensino, indústria, distribuição, saúde, hotelaria, entre outros.
O projeto vem sendo liberado em ondas e as versões que receberão tais atualizações são os releases: 12.1.23, 12.1.25 e 12.1.27. A primeira ocorreu em novembro de 2020 na expedição contínua incremental do módulo Financeiro do TOTVS Protheus para o uso de Cnab a Pagar (240 posições).
A segunda onda de atualização para o Pix no Protheus ocorreu agora em 15 de janeiro de 2021, com a expedição contínua do CNAB Receber (750 posições) do módulo Financeiro do Protheus. Ambos os processos já estão preparados para trabalhar com o modelo de QR Code Dinâmico.
O Pix no Protheus permite as seguintes chaves: CNPJ, CPF, e-mail, número de celular e chave aleatória, armazenadas na tabela F72, com o mesmo compartilhamento da tabela do cadastro de fornecedores SA2.
Em Contas a Receber, o software começa a permitir o envio de um título para qualquer Banco através de um borderô, que também tenha um Pix gerado. A aba Pix no complemento de título do cadastro, com o campo Gera Pix, que armazenará chaves, também foi criada.
A rotina Retorno CNAB tratará os novos layouts de 750 posições dos títulos a receber pelo Pix, por meio da ação Modelo Pix. Na rotina Monitor Pix é possível controlar todos os títulos que têm como opção o recebimento por Pix.
No módulo de Contas a Pagar foi criada uma aba Pix para armazenamento de dados correspondentes ao QR Code dos títulos recebidos, através de duas formas: por um Leitor de QR Code conectado ao computador ou por meio do aplicativo barcode_scan.exe disponibilizado pela TOTVS, encontrado na pasta do SmartClient do sistema.
Aderir a essa forma de pagamento traz vantagem competitiva para sua empresa. Facilitando as transações entre seu negocio e qualquer banco, além de ter taxas menores trazendo economia.
Oferecer para seus clientes facilidade na hora do pagamento facilita sua venda e você recebe o dinheiro em segundos.
“Com o Pix, os intermediários serão reduzidos e os custos para a empresa também, já que ela não precisará pagar taxas às adquirentes ou bandeiras. No limite, o estabelecimento não precisará mais da maquininha – todos os pagamentos poderão ser pagos via QR Code ou transferência” disse Daniel Benevides a InfoMoney.
Por isso é importante contar com parceiros que prezam pela inovação e excelência. Se já cliente TOTVS Protheus já pode começar a usufruir dos benefícios do pagamento por PIX e QR Code.
A Moove Consultoria é especializada para apoiar sua TI independente das fabricantes, apenas prestando serviço de consultoria e implementação.
Produtos como SAP, Oracle, Microsoft, TOTVS Protheus e Fluig são produtos exclusivos e marcas registradas de propriedade das provedoras do software.